Pesquisa Quaest sobre o cenário eleitoral em Manaus, avaliou a aprovação de ex-prefeitos da capital amazonense.
Com a força de ter sido três vezes prefeito e quatro vezes governador do Estado, o nome de Amazonino Mendes é o mais bem avaliado pelos entrevistados, com 46% das citações. Todo os outros citados somaram 36% e 18% não responderam ou não souberam responder.
A pesquisa foi realizada pela Quaest, entre 8 e 11 de maio, contratada pelo RealTime1. E foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM 07730/2024 e entrevistou 1.002 eleitores de Manaus. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 3,1%, para mais ou para menos.
Amazonino Mendes foi prefeito de Manaus em três oportunidades: 1983-1985, indicado pelo então governador Gilberto Mestrinho e aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas; 1993-1994 (eleito) e 2009-2012 (eleito). Nas duas primeiras gestões, ele adotou a postura de “tocador de obras” e criador de programas.
Destacaram-se nesse período a primeira reforma da Praia da Ponta Negra, a construção de avenidas, viadutos e programas sociais, como o Projeto Meu Filho, de alfabetização em tendas montadas em praças, distribuição de ranchos e de madeira para construção de casas para pessoas de baixa renda em invasões de terra.
Amazonino morreu aos 83 anos. Foi um dos principais políticos do Amazonas nas últimas quatro décadas. Começou a carreira como deputado estadual em 1979, ainda na ditadura militar.
A carreira de Amazonino, conhecido também como Negão, foi marcada pela construção do Bundódromo, onde ocorre o tradicional festival folclórico de Parintins – palco dos Bois-Bumbás do Garantido e do Caprichoso. Ele também foi o responsável pela criação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
Como prefeito de Manaus, promoveu uma revitalização dos pontos turísticos e das avenidas da cidade, duplicando e embelezando os canteiros de algumas das principais vias, constrói os primeiros dois viadutos, várias áreas de lazer, promove várias ações sociais.
Urbanizou diversos bairros nesse período e encerra o ano de 93 com a inauguração do complexo da Praia da Ponta Negra, um dos cartões postais da cidade, além de implantar o SOS Manaus, o primeiro serviço de resgate de emergência pública.
18horas.com.br