Cetam oferta curso de técnico em construção naval no Amazonas

Manaus/AM – O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) está oferecendo curso de Técnico em Construção Naval. O curso é voltado para aqueles que desejam atuar na construção e manutenção de embarcações e estruturas hidroviárias, bem como em diversas áreas relacionadas.

Durante o curso, os alunos aprendem a colaborar na execução de projetos navais em estaleiros, garantindo a eficiência e qualidade dos processos. São treinados para executar, controlar e inspecionar processos de construção e manutenção, focando em embarcações e estruturas hidroviárias.

A seleção dos materiais mais adequados para as construções e manutenções navais, assegurando a durabilidade e segurança das obras, também é uma competência desenvolvida no curso.

Os futuros técnicos são capacitados a realizar ensaios e testes conforme as especificações do produto naval, verificando a conformidade com os padrões estabelecidos.

O curso inclui o cumprimento de normas técnicas de segurança, saúde e meio ambiente, promovendo um ambiente de trabalho seguro e sustentável. Os interessados podem acessar o site do Cetam para obter mais informações.

Os profissionais formados pelo Cetam podem atuar em diversos setores, incluindo estaleiros, empresas de construção e reparação naval entre outras.

O curso

O currículo inclui aulas de física, matemática, resistência dos materiais, mecânica dos fluidos e dos sólidos, economia, viabilidade dos sistemas navais e processos de construção de embarcações. As atividades práticas são desenvolvidas em estaleiros e tanques de provas.

No último semestre, o aluno executa projetos de embarcações em geral, considerando seu custo de construção e operação. São oferecidos estágios, não obrigatórios, em estaleiros e empresas de navegação.

O mercado de trabalho

A indústria náutica brasileira está crescendo em ritmo acelerado. O país possui mais de 20 grandes estaleiros industriais e mais de 150 estaleiros para embarcações de transporte e lazer que empregam 40 mil pessoas. “Além disso, a descoberta de petróleo na camada do pré-sal aumenta a procura por navios para prospecção e navios-plataforma. Também precisamos de mais navios para transporte de mercadorias, e nossos portos necessitam melhorar a infraestrutura”, afirma o professor Roberto Barddal, coordenador do curso da Univali.

Outro setor aquecido é o da manufatura de pequenas e médias embarcações, como lanchas, veleiros e iates, além de barcos de pesca. Assim, há espaço para o profissional em todos os setores, principalmente na construção e na manutenção de barcos e navios em estaleiros.

Os polos de construção pesada, como os localizados no Rio de Janeiro e em Santos, são os que mais empregam. Itajaí, no litoral catarinense, também oferece boa demanda. No Nordeste, há falta mão de obra especializada.