Dos 8 deputados do Amazonas, somente Alberto Neto assina impeachment de Alexandre de Moraes

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) foi o único parlamentar do Amazonas que assinou o pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido foi entregue pela oposição ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem a prerrogativa de colocar o pedido em pauta, nesta segunda-feira (9).

O documento tem o apoio de 153 deputados federais, incluindo membros da antiga tropa de choque bolsonarista como Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP), além da assinatura eletrônica de mais de 2 milhões de usuários na internet. Segundo o líder da oposição no Senado, Marcos Rogério (PL-RO), os senadores não assinaram o pedido para que o julgamento não fosse contaminado no caso da abertura de um processo.

“A partir deste momento, começa a tramitar no âmbito Senado Federal o pedido de abertura de processo de impeachment contra um ministro do Supremo Tribunal Federal por crime de responsabilidade”, disse.

Entre os senadores amazonenses, Plínio Valério é abertamente contrário a Alexandre de Moraes e apoia seu afastamento. Outros senadores de oposição também participaram da entrega do pedido a Pacheco: Rogério Marinho (PL-RN), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE), Jorge Seif (PL-SC), Magno Malta (PL-ES) e Jaime Bagattoli (PL-RO).

No novo pedido, os bolsonaristas acusam Alexandre de Moraes de abuso de poder e violação de direitos constitucionais. Além desse, outros 21 pedidos de impeachment contra o ministro tramitam no Senado Federal desde 2021.

Rodrigo Pacheco reiteradamente elogia as ações de Moraes e não deve dar prosseguimento ao pedido. Mesmo que houvesse um processo, seriam necessários os votos de 54 senadores para que o ministro perdesse seu cargo, atualmente 35 senadores já confirmaram seus votos favoráveis ao impeachment de Moraes.

VEJA O VÍDEO

Foto: Reprodução TV senado 

Vídeo: Youtube Portal Uai