A Polícia Federal, em operação conjunta com a Policia Civil e com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM, deflagrou nesta sexta-feira, 24/5, a Operação Água Pura com o intuito de investigar a aparição de grandes quantidades de peixes, como Jaraquis, Tamoatás, Piabas entre outros, mortos no Lago Puraquequara localizado na Zona Leste da capital.
Quatro pessoas foram presas suspeitas de poluírem um lago onde centenas de peixes foram encontrados mortos em um lago no bairro Puraquequara, Zona Leste de Manaus, na última semana.
De acordo com a Polícia Federal, a operação foi feita em conjunto com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), para investigar a aparição dos peixes mortos no lago. O cenário de mortandade preocupa os moradores da comunidade Coração de Mãe, que utilizam a água do lago.
No local, a polícia prendeu os suspeitos em flagrante pelos crimes de poluição e por armazenar produtos perigosos.
Centenas de peixes mortos no lago
Na última semana, os moradores da região encontraram várias espécies de peixes mortos no lago que liga os bairros Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara. Moradores perceberam que os peixes estavam se desfazendo ou sendo consumidos por urubus.
Quem vive na beira do lago chegou a gravar vídeos e mostrar a grande quantidade de peixes mortos. Eram centenas de jaraquis, tamoatás e muitas piabas.
Moradores da comunidade Coração de Mãe que utilizam a água do lago disseram que não foi a primeira vez que peixes apareceram mortos no local e que aguardam uma investigação de órgãos ambientais para saber se a água do lago está contaminada.
Em nota, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou que não recebeu nem uma denúncia relacionada ao vídeo veiculado nas redes sociais em que mostra um rio com peixes mortos em suas margens. Porém, já deslocou uma equipe de fiscais para averiguar a situação.
Ver essa foto no Instagram