Pesquisa IPEN/G6 mostra Alberto Neto, Amom e Cidade em disputa acirrada na reta final por uma vaga no segundo turno

A quinta pesquisa da série do Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN), com parceria com este blog, BNC, Único, Atual e portais do Marcos Santos e Mario Adolfo (o G6), mostra que os candidatos Roberto Cidade (União Brasil), Amom Mandel (Cidadania) e Alberto Neto (PL) vão disputar palmo a palmo a segunda vaga no segundo turno na eleição para prefeito de Manaus, já que o atual prefeito, David Almeida (Avante) consolidou a primeira colocação e abriu 15 pontos percentuais do grupo no levantamento estimulado..

Cidade e Alberto Neto cresceram em relação ao último levantamento e Amom caiu. Neste momento os três estão empatados dentro da margem de erro. David, em primeiro, tem 32,8% das intenções de voto. O presidente da Assembleia atingiu os 17,6% e empatou com Amom, que caiu para 17,4%. O capitão chegou a 12,9%. Como a margem de erro é de 3,09%, o candidato do PL poderia chegar a 15,9% e os outros dois caírem para 14,6% e 14,4% respectivamente. Portanto, deve-se considerar que os três estão empatados tecnicamente.

Marcelo Ramos (PT) variou para 6,2%, enquanto Wilker Barreto (Mobiliza) aparece com 1,3% e Gilberto Vasconcelos (PSTU) com 0,4%.

Caiu bastante o número de eleitores indecisos, tanto na pesquisa espontânea (quando não se mostram os nomes dos candidatos ao entrevistado), quanto na estimulada, quando o eleitor vê os nomes e os rostos dos candidatos em um disco. Isso significa que o eleitor efetivamente está se definindo. Gilberto Vasconcelos, David e Alberto Neto têm os eleitores mais definidos.

Nos cenários de segundo turno, a disputa mais acirrada para David seria com Cidade. Ele vence bem Amom e Alberto Neto.

Veja abaixo o levantamento completo:

Agora veja os dados técnicos da pesquisa: